A Saúde da Mulher tem vindo a ganhar uma versão mais holística, valorizando, cada vez mais, o bem-estar das mulheres, a prevenção de doenças, bem como a natureza interdisciplinar necessária para fazer face à diversidade de mulheres e de necessidades de saúde ao longo das suas vidas. As mulheres passam por diferenças hormonais ao longo da sua vida, desde o aumento de hormonas na puberdade, até ao seu decréscimo na menopausa. Torna-se essencial compreender que cada mulher tem necessidades e características específicas, que influenciam as suas condições de saúde e de vida, sendo importante procurar as melhores soluções para enfrentar cada fase com a maior naturalidade possível.
As Farmácias da Rede Claro, em conjunto com a Organon, implementaram, durante o mês de junho, uma campanha que visa aumentar a literacia na Saúde da Mulher, atuando na sensibilização de um diagnóstico mais precoce das patologias e no seu acompanhamento e gestão, junto da comunidade que servem diariamente.
No âmbito deste programa, sob o tema “Seja a protagonista da sua História”, as 100 Farmácias da Rede Claro realizaram uma avaliação cardiovascular, baseado na medição da Pressão Arterial (PA), Peso, Altura e IMC, e um questionário relativamente à contraceção e aos diferentes métodos contracetivos existentes, percecionando a satisfação do método contracetivo utilizado pela utente, no momento da intervenção.
A Saúde da Mulher começa com a prevenção.
Acreditamos que são estas ações de intervenção que aproximarão as Farmácias das comunidades em que estão inseridas, oferecendo um serviço de excelência aos seus utentes.