E se o seu coração parar? | Check In Risco Cardiovascular
19 Setembro 2022, 13:14 | 225 visualizações
      
As Doenças Cardiovasculares são, pela sua elevada incidência e patologias relacionadas, um bom exemplo onde a intervenção farmacêutica é necessária e traz benefícios inequívocos ao doente.

As Doenças Cardiovasculares são a principal causa de mortalidade a nível mundial e em Portugal e, por isso, a redução dos fatores de risco a elas associadas, constituem um fator importante para evitar a ocorrência deste tipo de doenças. Em Portugal cerca de 35 mil portugueses morrem anualmente por doenças cardiovasculares, representando um terço de toda a mortalidade da população. Grande parte dessas mortes e desse sofrimento prolongado poderiam ser evitados, pela adoção de um estilo de vida saudável, em termos de dieta, atividade física, hábitos tabágicos e stress.

As Farmácias da Rede Claro, em conjunto com a FMUL - Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e CCUL - Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa implementaram, durante o mês de junho, uma campanha que visa aumentar a literacia em saúde e a jornada dos utentes com risco cardiovascular, atuando na sensibilização de um diagnóstico mais precoce da patologia e na correta gestão da doença, junto da comunidade que servem diariamente.

No âmbito deste programa, sob o tema “E se o seu coração parar?”, as 100 Farmácias da Rede Claro realizaram uma avaliação cardiovascular, baseado na medição da Pressão Arterial (PA), Peso, Altura e IMC, e um questionário relativamente à adesão terapêutica da população, baseado na Hipertensão Arterial, que visa recolher informação sobre a frequência da não adesão à terapêutica antihipertensora.

O tratamento das Doenças Cardiovasculares não pode parar!

Acreditamos que são estas ações de intervenção que aproximarão as Farmácias das comunidades em que estão inseridas, oferecendo um serviço de excelência aos seus utentes.

Clique para listar as tarefas