Check in Coração
6 Outubro 2021, 19:0 | 22 visualizações
      
As Farmácias da Rede Claro, em parceria com a Novartis, implementaram, durante o mês de Maio, uma campanha para o aumento da literacia em saúde e a jornada dos utentes com Doenças Cardiovasculares.

As doenças cardiovasculares constituem a principal causa de morte na Europa, e as estatísticas revelam que, em Portugal, ainda há muito por fazer para reduzir o risco de desenvolver doença cardiovascular. Em Portugal, cerca de 35 mil portugueses morrem anualmente por doenças cardiovasculares, representando um terço de toda a mortalidade da população. Grande parte dessas mortes e desse sofrimento prolongado poderiam ser evitados, pela adoção de um estilo de vida saudável. O controlo dos fatores de risco é a melhor forma de prevenir as doenças cardiovasculares, e o grande objetivo desta ação de sensibilização será despertar consciências e mudar comportamentos.

Sob o tema "O que os olhos não vêem, o coração sente", as Farmácias da Rede Claro, em parceria com a Novartis, implementaram, durante o mês de Maio, uma campanha para o aumento da literacia em saúde e a jornada dos utentes com Doenças Cardiovasculares. Disponibilizaram a avaliação do risco cardiovascular medindo cada um dos parâmetros que representam fatores de risco para o agravamento da doença: Medição Colesterol Total; Medição Pressão Arterial; e Medição Peso e Estatura (IMC) e Perímetro Abdominal.

A ação Check in Coração, desenvolvida em parceria com a Novartis, disponibilizou, ainda, às Farmácias Rede Claro e a todos os colaboradores, o acesso à plataforma PharmaConnect para consulta e disponibilização, bem como partilha dos conteúdos com os seus utentes já diagnosticados com doença cardiovascular. Os conteúdos atualmente disponibilizados nesta plataforma estão direcionados para o doente com Insuficiência Cardíaca. A implementação de um Rastreio Cardiovascular pretende identificar novos utentes com a patologia e/ou monitorizar os utentes com doença cardiovascular já diagnosticada.

O controlo dos fatores de risco é a melhor forma de prevenir as doenças cardiovasculares, sendo que o grande objetivo desta ação de sensibilização passou por despertar consciências e mudar comportamentos.

Clique para listar as tarefas