Check in Dor
6 Outubro 2021, 19:29 | 25 visualizações
      
Em junho foi possível descomplicar a Dor nas Farmácias da Rede Claro! 

Na Europa, existem mais de 150 milhões de pessoas com dor crónica, sendo que quase todas passam por um episódio de dor grave numa determinada altura da sua vida. Em Portugal a dor crónica afecta cerca de 36 da população adulta, sendo que, deste total, 16% descreve esta dor com intensidade moderada a severa. Ao mesmo tempo, mais de 70 dos doentes cirúrgicos relatam sentir dor aguda pós operatória. Apesar das recomendações existentes, verifica se que a falta de conhecimento e a inadequada avaliação da dor impedem o correto controlo e prevenção da mesma.

No âmbito de aumentar a sensibilização em torno da relevância e impacto da Dor junto da Comunidade que a Farmácia serve, promovendo uma melhoria na qualidade de vida das pessoas com Dor, as Farmácias da Rede Claro implementaram a ação Check-in Dor. Em parceria com a Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED) e com a Viatris, foi possível sensibilizar para a correta gestão da doença e a importância de um diagnóstico mais precoce da dor. Foram elaborados questionários para avaliação da perceção da Dor junto da comunidade da Farmácia; foi partilhado o Diário da Dor com cada utente como auxilio na monitorização do tratamento, permitindo uma correta gestão da dor, e a escolha do tratamento mais adequado, estabelecendo objetivos terapêuticos em conjunto com o utente; e, por fim, procederam à preparação individualizada da medicação (PIM), gratuitamente, junto dos seus utentes com Dor Crónica.

As Farmácias prestam, hoje, um conjunto de serviços farmacêuticos capazes de dar resposta tanto na área da prevenção, como na monitorização da terapêutica, e constituem-se como uma clara mais valia para os resultados em saúde.

Clique para listar as tarefas