Check in Depressão
6 Outubro 2021, 22:34 | 55 visualizações
      
Perante o atual contexto pandémico que vivemos há mais de 1 ano e meio, as Farmácias da Rede Claro, em parceria com a APIP e a Viatris, sensibilizaram a sua comunidade para os problemas relacionados com a Depressão. 

Os problemas de saúde mental afetam várias áreas da vida pessoal, familiar e profissional das pessoas. Porém, viver com problemas de saúde mental em Portugal está ainda associado a um forte estigma e discriminação.

De acordo com a Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental, a depressão é uma doença que afeta cerca de 20% da população portuguesa, sendo a doença mental que mais afeta os portugueses. Mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de depressão, doença que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais contribui para a incapacidade para a atividade produtiva e a que mais conduz ao suicídio.

Sob o tema "Depressão é uma doença, não é uma escolha!", as Farmácias da Rede Claro, em conjunto com a APIP - Associação Portuguesa de Internos de Psiquiatria - e com o parceiro Viatris, implementaram, no passado mês de setembro, a ação de sensibilização Check in Depressão. As Farmácias sensibilizaram a população para a correta gestão da doença e a importância de um diagnóstico mais precoce da depressão, através da implementação de um questionário sobre Saúde Mental, questionário foi desenvolvido no sentido de perceber os impactos que a pandemia tem/teve na população portuguesa, nomeadamente na sua saúde mental, traduzindo-se em sinais e sintomas de Ansiedade e/ou Depressão.

Acreditamos que são este tipo de ações aproximam as Farmácias das comunidades em que estão inseridas.

Clique para listar as tarefas